- Estudou no colégio lyceu Paraibano em João Pessoa na Paraíba.
- Entre 1903 e 1907 estudou Direito no Recife voltando a João Pessoa para lecionar aulas particulares de Literatura Brasileira.
- Durante dois anos deu aulas no Lyceu Paraibano até se desentender com o governados e nesse mesmo ano casou-se com Ester Fialho e após a venda do Engenho de sua família mudou-se para o Rio de Janeiro.
- No Rio de Janeiro lecionou em Cursinhos e na escola regular deu aulas de Geografia também lecionadas no Instituto de educação no Ginásio Nacional.
- Pouco depois foi nomeado professor de Geografia no colégio Pedro II e paralelamente a isso publicava poemas nos jornais periódicos locais.
- Seus poemas tinham escrita forte e versavam sobre a morte além de demonstrarem total indiferença com a religião demonstrando mesmo ironia em relação a ela.
- Teve influências européias em sua obra a exemplo de Herbert Spencer, onde absorveu a incapacidade de se conhecer a essência das coisas e aceitar a evolução da natureza e das coisas.
- Hernest Haeckel também o influenciou com o conceito de que a morte é apenas um puro fato químico. Schopenhauer o inspirou com a idéia de que o aniquilamento por vontade própria seria a única saída para o ser humano.
- Mesmo negando a religião absorveu da Bíblia conhecimento para contrapor os pensamentos dos ideais iluministas e materialistas, sempre de forma agressiva em sua poesia.
- Devido ao contexto de proprietários falindo nas grandes cidades e ex-escravos em total miséria ele via o mundo como uma tragédia. À época foi pouco após a assinatura da lei Áurea.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário