domingo, 20 de outubro de 2019

17 fatos sobre Clarice Lispector

  1 - Clarice nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920. Veio para o Brasil com 1 ano e 2 meses de idade. Seus pais foram para Maceió depois para Recife.

  2 - Seu nome era Haia Pinkhasovna Lispector. Seus pais se chamavam Pinkouss Lispector e Mania Krimgold Lispector.

  3 - Clarice afirmava com frequência que sua verdadeira pátria era o Brasil e que seu estado de origem era Pernambuco.

  4 - Foi enterrada no cemitério Israelita do Caju no Rio de janeiro. Sempre quis ser sepultada no cemitério João Batista mas seu corpo foi recusado por ser judia.

  5 - Falava Português, Iidiche, inglês e francês.

  6 - No Rio de Janeiro, para onde foi com 15 anos, estudou Direito na Universidade do Brasil e começou a publicar seus primeiros contos.

  7 - Com 19 anos publicou seu primeiro conto Perto do coração selvagem, e aos 24 anos seu primeiro livro.

  8 - Casou com seu colega de faculdade Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos. Acompanhavá-o em suas viagens como Diplomata. Ela morou na Itália, Inglaterra, Estados Unidos e suiça.

  9 - Trabalhou como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

10 - O primeiro filho nasceu na Suiça e o segundo nos Estados Unidos.

11 - Certa vez Clarice esqueceu seu cigarro aceso provocando um incêndio no quarto, cujo qual, tentou apagar e se feriu.

12 - Trabalhou como colunistas nos jornais, Correio da Manhã, Diário da Noite e Jornal do Brasil.  Foi redatora  do Departamento de Imprensa do governo Getúlio Vargas.

13 - Traduziu autores como Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Agatha Christie e Anne Rice.

14 - Foi amiga de escritores como San Tiago Dantas, Rubem Braga, Fernando Sabino e Lúcio Cardoso ( por quem mantinha uma grande paixão).

15 - Participou de um congresso internacional de Bruxas realizado na Colômbia.

16 - Entre suas principais obras estão Perto do Coração Selvagem, A Maçã no Escuro, A Paixão Segundo G.H., A Cidade Sitiada, A Legião Estrangeira, A Hora da Estrela e Água Viva.

17 - Cazuza jurava ter lido Água Viva 111 vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário